domingo, 16 de março de 2008

Idade dos Metais

Considerada a última fase do Neolítico, a Idade dos Metais marca o início da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias da Pré-História. No entanto, qual a importância de se ressaltar esse tipo de descoberta humana? O que podemos frisar é que a utilização dos metais foi de fundamental importância para algumas das sociedades que surgiram durante a Antigüidade.


Através do domínio de técnicas de fundição, o homem teve condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de floretas e a prática da caça. Além disso, o domínio sobre os metais teve influência nas disputas entre as comunidades que competiam pelo controle das melhores pastagens e áreas férteis. Dessa maneira, as primeiras guerras e o processo de dominação de uma comunidade sobre outra contou com o desenvolvimento de armas de metal.

O primeiro tipo de metal utilizado foi o cobre. Com o passar dos anos o estanho também foi utilizado como outro recurso na fabricação de armas e utensílios. Com a junção desses dois metais, por volta de 3000 a.C., tivemos o aparecimento do bronze. Só mais tarde é que se tem notícia da descoberta do ferro. Manipulado por comunidades da Ásia Menor, cerca de 1500 a.C., o ferro teve um lento processo de propagação. Isso se deu porque as técnicas de manipulação da liga de ferro eram de difícil aprendizado.

Fornalha Pré-Histórica encontrada no Parque Kruger, África.


Características

  • Com a descoberta do uso dos minérios, como o cobre, o bronze e o ferro, o homem do neolítico dá um grande passo para o progresso, abrindo nova era chamada de Idade dos Metais.
  • As aldeias agrícolas crescem e dão lugar aos centros urbanos com vários melhoramentos. Vão surgindo cidades-estados e pequenos reinos com poder centralizado.
  • Surgem novas armas, mais poderosas, o que permitiu a alguns reinos dominarem outros pela guerra, formando-se assim os primeiros impérios com a presença de escravos.
  • As novas civilizações da Idade dos Metais procuram-se desenvolver-se perto dos grandes rios e vales.
  • A agricultura tomou impulso com novas técnicas (drenagem, irrigação) e novos instrumentos. Aparece o comércio (à base de trocas), a navegação progride com barcos a vela.
  • Ao final da Idade dos Metais, por volta de 4.000 a.C., aparecimento da escrita, dá-se a passagem da Pré-História para a História propriamente dita. Os historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na Mesopotâmia e no Egito.
Estatueta de bronze da idade dos Metais.

7 comentários:

Anônimo disse...

não era o que eu queria por que eu queria detalhatamente ,qual era o metal mais usado e por ai vai mas o blog é legal eu gostei

Anônimo disse...

eu encontrei muitas coisas ki precisava mais nem td ..
achei ki mostasse td a historia.

isadora e lorraine disse...

nos podemos ver a idade dos metais (otimo)parabens

Marcos,thulio disse...

o minerio nos ajudou muito assim co9mo o ouro nos trousse dinheiro

Maumau disse...

nao me ajudou em nada eu queria outra coisa mas essa merda de blog nao vai me ajudar em porra nem uma

Lanara Souza disse...

Bem, esse blog me ajudou muito a fazer um trabalho
Muito obrigado mesmo

Anônimo disse...

Gostei bastante do blog td q qria tv aki vleu continuem escrevendo bastante