sábado, 15 de março de 2008

Neolítico(Pedra Polida)

Uma das mais importantes conquistas na formação das primeiras civilizações humanas estabelece-se em um novo período da Pré-História. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação. O continente europeu passou a contar com temperaturas mais amenas e observamos a formação do Deserto do Saara, na África.

As práticas da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis. A agricultura e o conseqüente processo de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período. A estabilidade obtida por essas novas técnicas de domínio da natureza e dos animais também possibilitou a formação de grandes aglomerados populacionais.

Características

  • O homem desenvolve melhores técnicas de domínio sobre a natureza.
  • O clima da terra se torna mais ameno e favorável à vida
  • Vivem em grupos maiores (clãs e tribos), primeiras aldeias. Passa de nômade a sedentário.
  • Melhoria nas habitações: o homem sai das cavernas e mora em casas (paliçadas e palafitas) construídas por ele.
  • Aperfeiçoou seus utensílios de pedra, osso e madeira, polindo-os. Surgiram foices, lâminas cortantes, enxadas, machados e centenas de utensílios, armas e instrumentos. Utilizou o barro para fazer potes e jarros de cerâmica
  • Fez jangadas, canoas e barcos e navegou pelos mares.
  • Melhorou os trajes com os teares manuais que faziam roupas de fibras vegetais (linho) e lã.
  • O homem fixou-se na terra e desenvolveu a agricultura, inclusive com o arado de tração animal. Muitas tarefas agrícolas ficaram ao cargo das mulheres, enquanto os homens se dedicavam à caça, à pesca e às tarefas pesadas.
  • Dedicou-se à domesticação de animais para a alimentação e transporte.
  • Com a invenção da roda apareceram carroças rudimentares.
  • Manifestação de religião primitiva baseada nos fenômenos da natureza (fogo, raio, trovão, tempestades, ventos, chuvas), nos astros, etc.
  • Aparecem monumentos e construções com grandes pedras, provavelmente por motivos religiosos. Surgem os monumentos megalíticos (menires e dolmens), que eram grandes pedras fincadas no chão sustentando outras pedras gigantescas. Foi o início das gigantescas construções que vão surgir com as civilizações seguintes.

Tipos de ferramentas que o homem já era capaz de fazer e utilizar

5 comentários:

leo gato disse...

o lha,eu falo isso a todos que van a esse saite e se saite é muito bom para mim foi otimo. Agradeso a todos que leran psso que todos que leran tenham gos tado também.


ass:leonardo.r.g

leo gato disse...

ola a todos que leram,pesso que todos tenham gostado do que eu postei eu falo este saite foi muito bom para mim ele me ajudou muito eu pesso para que todos que leran eu falo a todos que essesaite é otimo. Agradesso a todos e dou uma belafrase a vocês.

se você é educado com alguen mas não é educado com o garson,então você
não é educado.


ass:leonardo.r.g

alan e taynara disse...

gostei muito foi das pinturas e mostre um pouco mais do que eles faziam.

ell gaton disse...

gostei muito foi das pinturas e mostre um pouco mais do que eles faziam muito interessante aprendemos muito IGOR,NICOLAS,BRUNA.

lorraine e isadora disse...

esse blog e bom pq nos podemos saber mas da nossa vida passada